terça-feira, 2 de agosto de 2016

Análise avançados dos 3 grandes

Não se faz nada no trabalho durante Agosto. Isso pode dar frutos. Este post é um exemplo disso.

Decidi fazer um estudo estatístico dos principais avançados dos grandes durante os últimos anos.



Vou explicar o processo:

1- Escolhi os principais avançados dos últimos anos dos 3 grandes.
2- Ignorei avançados que tivessem registos vestigiais. Isto tanto conta no caso de jogadores que jogaram em 2 clubes (ignorei os 55 minutos de Liedson no FCP, ou o performance do Djaló no SLB), como no caso de jogadores que não jogaram tempo suficiente para estar a considerá-los (Carlos Buenos e Nabil Ghilazes). Contudo, achei interessante incluir Tanaka e Mantorras. Tem piada.
3- Só contei os registos deles nos 3 grandes. Derlei e Postiga estão a preto porque jogaram em vários de forma significativa.
4- Apenas contei com jogos na primeira liga. Optei por ignorar as competições europeias porque se um jogador joga contra o Barcelona e outro contra o HJK de Helsínquia, pode causar discrepâncias na comparação. Da mesma forma, a utilização em jogos da taça, como pode conter clubes de divisões menores, poderá causar o mesmo efeito. Ao avaliar apenas os jogos da liga, tento eliminar factores externos e uniformizar o termo de comparação, cada um tem vários jogos com mais ou menos a mesma dificuldade.
5- Também retirei os penaltis da contabilidade. Os penaltis contam como golo para o resultado de um jogo e para a contagem do melhor marcador, claro. Mas como o que estou a tentar fazer é uma avaliação de performance, achei que excluir penaltis aproximará os resultados da realidade. Se Lima e Rodrigo jogam juntos, apenas um deles marca penalti. Adrien, médio centro, marca penaltis no Sporting, portanto Slimani e Teo ficarão com um desvio do rendimento real. Um jogador que marque bem penaltis é uma mais valia, claro. E, reitero, os golos de penalti contam. Mas avaliar golos de penaltis é um exercício que poderá aferir quem marca melhor do que quem penaltis, mas quero-os fora da avaliação dos avançados.
6- Todos os dados foram retirados do Transfermarkt. Segui-os religiosamente. Se tiverem errados é só dizerem, que eu rectifico (já deu trabalho que chegue). Não sei se "penalti sacado" conta como assistência. Excepção feita a época de Postiga com mourinho, que achei por bem incluir, e recorri ao zerozero, mas apenas contabilizei minutos e golos, contei penaltis e assistências como 0.
7- Inverti as cores dos jogadores com menos de 3000 minutos, pois naturalmente os dados deles não serão tão conclusivos como os dos outros (Tanaka precisaria de manter a forma durante mais 5000 minutos para alguém ponderar sequer trocá-lo por Liedson).
8- Minutos. Nunca jogos. Minutos. Um jogador que jogue 5 vezes 10 minutos contar como "5 jogos" e um jogador que jogue 1 vez 50 minutos contar como "1 jogo" é o tipo de erro comum neste tipo de análises que quero evitar.
9- Hulk produziu muito pouco nas 2 primeiras épocas.
10- Cardozo tem claramente o rendimento inflaccionado por causa dos penaltis. (Por exemplo, se o Sporting sempre o quiser contratar, deverá ter em conta que, em princípio, o Adrien manter-se-ia como principal cobrador de grandes penalidades da equipa. Portanto, ao analisar o rendimento, retirar-lhe os penaltis.)
11- No ano passado falou-se no regresso de Wolfswinkel. Um dos argumentos principais de quem o defendia era os tais "X golos em Y jogos", que se tornam totalmente diferentes quando se usam minutos e se retiram penaltis. Wolfswinkel em 2 anos, principalmente na 2ª época, era o único ponta de lança e jogava todos os jogos durante 90 minutos. Isto obviamente inflacciona o rendimento dele em "golos/jogos".
12- A noção que temos do valor de 3 jogadores que ali estão, McCarthy, Derlei e Hulk também se deve em parte ao bom rendimento que tiveram nas competições europeias (no caso de Derlei e McCarthy pela importância de 1 ou 2 golos que marcaram, e no caso de Hulk porque ele marcou imensos golos na liga europa).
13- Jardel, Pena e Paulo Alves não têm os dados no Transfermarkt. Se alguém quiser ir ver os golos deles 1 a 1 para ver quantos penaltis marcaram, e contar as assistências de cada um, estejam à vontade.
14- Quanto mais antigos os jogadores, mais provável será que os dados não estejam correctos
15- Dos 10 piores, 7 foram do Sporting.
16- Dos 15 melhores, apenas 3 foram do Sporting, e 2 deles são o Alecsandro e o Tanaka (que é muito provável que beneficiem dos poucos minutos jogados)

Errata: queixaram-se que o Derlei estava mal. E está, realmente. Só que assim ficam ali muitos minutos sem contabilizar assistências, portanto, não valia a pena rectificar se não tiver os dados. Se alguém tiver as assistências e penaltis do ninja, força.

Ralph Meade

2 comentários:

  1. Belissima analise!
    Ordenaçao por influencia no jogo (golos e/ou assistencias) é algo que a malta normalmente nao pensa.
    Um Avançado pode ser mais influente na equipa e nao ser goleador e vice-versa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigado, é bom ler isto face ao trabalho que isto deu.
      Agora toca a fazer todos os possíveis para que se encha a parte de cima da tabela de verde

      Eliminar