segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

O que fazer e A estranha lógica de se contestar JJ

Considero JJ um excelente treinador.
Aliás, quando vemos comentadores falarem de JJ, há 2 tipos de opiniões: os que dizem bem ou mal dele porque "gostam" dele e os que falam do trabalho real dele enquanto treinador dos processos, rotinas, movimentos e táctica e essas coisas todas. Esses são unânimes a elogiar o JJ.

Bruno de Carvalho desportivamente fez uma coisa que penso que é a estratégia correcta, que é apostar na figura do treinador. É quase impossível ao Sporting conseguir um plantel sistematicamente ao nível dos rivais, tendo menor orçamento que eles.
Portanto tenta ter melhor treinador.

E tem.

Isso viu-se no derbi da luz. Fizemos mais ocasiões, umas 5, se não estou em erro, e eles apenas 3, sendo que 2 foram criadas por eles e a outra pelo Bryan, ou seja, não foi por mérito do seu fio de jogo (mas se entrasse contava na mesma, claro).
Só que dessas 5, só fizemos 1 golos, eles dessas 3, fizeram 2 golos.

Isso parece-me quase uma prova (embora um jogo seja um jogo) que temos melhor treinador que o Benfica, mas piores jogadores.

Falhámos claramente as contratações (até ver) deste ano, e já pagámos demasiado caro pelos erros cometidos, sendo o campeonato virtualmente impossível e a europa efectivamente impossível. E aí, bem como nas invenções contra o Legia, JJ tem efectivamente responsabilidades.

Uma possibilidade muito falada e que eu veria com bons olhos é a de tentar colocar jogadores como Elias, André, Castaignos, Bryan, Petrovic, Meli, etc, e resgatar uns miúdos.
São jogadores demasiado caros para quem está fora da europa e não luta pelo campeonato, pelo que seria saudável do ponto de vista financeiro, para além de uma previsível valorização de pelo menos um dos miúdos seria benéfica.
Do ponto de vista desportivo, com o JJ e apenas 1 jogo por semana é previsível que entremos em modo cruzeiro e ganhemos a esmagadora maioria dos jogos da 2ª volta (embora por esta altura já não se pode garantir nada). Se formos ganhando e até conseguirmos valorizar um miúdo qualquer, os adeptos ficam contentes e a aguardar pela próxima época.

Não me parece, no entanto, que seja positivo fazer algo drástico.
Por muitas vezes a direcção do Sporting deixou que as vozes nervosas dos adeptos chegassem a quem manda, tomando opções a quente. Invariavelmente isso deu merda.
Agora, nervosos pelo afastamento do campeonato e da europa, as pessoas pedem a cabeça de Jesus, claramente mais motivados pelo ímpeto emocional do que pela cabeça.
Não vejo o que ganharíamos em deixar de ter melhor treinador que os outros, nem me parece que o ordenado dele seja um problema minimamente prioritário para o Sporting (e o que o homem já valorizou o João Mário, Adrien e outros, já mais do que pagou o seu ordenado).

Agora, à esmagadora maioria dos sportinguistas que contestam JJ pergunto:
Se dizes que jogamos um futebol horrível e por isso temos que nos ver livres de Jesus, então por que dizias há uma semana que jogámos melhor que o Benfica, mas que perdemos por causa dos árbitros?

É que se há coisa que ser sportinguista já nos devia ter ensinado é isto:
Pode SEMPRE ser pior.

Sem comentários:

Enviar um comentário