quarta-feira, 14 de junho de 2017

Mails do SLB: uma questão de cor

Uma questão de cor #1:

Se algum estudante de sociologia me estiver a ler: compare a reacção dos adeptos do SLB a este novo escândalo e a reacção dos adeptos do FCP a este novo escândalo com a reacção dos adeptos do SLB às escutas do PdC, e a reacção dos adeptos do FCP às escutas do PdC. Tem aqui motivo para tese de doutoramento.
A verdade é que, face a situações equivalentes, todos reagem do mesmo modo. O problema é que não reagem consoante a situação, mas sim consoante a cor (Nota: acontece com vermelho e azul, não duvido que aconteceria igual se fosse verde).

Uma questão de cor #2:

Isto dos mails do SLB é mau. Mas não me identifico com quem fique contente por saber destas coisas.
Compreendo que essa felicidade se deva ao facto de alimentarem uma crença de que afinal alguns destes títulos eram "nossos".
Em primeiro lugar, parece-me um bocado ingénuo, visto que recentemente tivemos escutas do LFV a escolher árbitros e a revelação que o SLB oferecia jantares a árbitros, qualquer uma destas situações pior do que a que esta dos emails (pelo menos até ao momento), sem que tenha acontecido alguma coisa.
Mas, e mais importante, é que, independentemente da cor dos mails, isto não é motivo para um adepto sorrir, tal como qualquer outra evidenciação de que o campo está inclinado.
Então andamos para aqui a ver futebol, a falar de futebol, a discutir futebol, a pagar por parafernália ou bilhetes de futebol, a ir ao café para ver o futebol, a ver programas de futebol, a ter futebol a ser discutido em 70% do horário televisivo...
...para descobrir que afinal o campo estava inclinado? Desculpem-me, mas não consigo ficar feliz pelos "da outra cor" terem sido descobertos.
Sinto-me é insultado.
Insultado porque todo este tempo, toda esta emoção, todo este dinheiro, toda esta atenção, foi tudo para alimentar o bolso de corruptos. E aqui, não me importa se eles são verdes ou vermelhos.
Penso que, enquanto os adeptos não perceberem isto, nunca o futebol poderá evoluir (sim, isto é utópico).

Uma questão de cor #3:

A cor pode fazer toda a diferença. Por causa de psicologia e semiótica e essas coisas todas.
Na comunicação temos profissionais pagos para fazer a montagem/design/paginação de uma página de jornal.
Eles escolhem os elementos como cor ou tamanho das notícias. E, lembro, são profissionais pagos, ou seja, ou sabem perfeitamente o que estão a fazer, ou são incompetentes.
Vamos então, ver como são as capas de hoje (vai ficando melhor de jornal para jornal):
Comecemos pel'O Jogo.
Tem ali uma secção vermelha no canto superior direito sobre uma transferência. Não precisa, repare-se, de nenhuma menção a "Benfica" para sabermos, com um único relance, que o jogador em questão está prestes a assinar pelo SLB.
Percebem já isto da importância da cor?
Depois, logo abaixo, ainda na faixa direita, temos o Battaglia (que já se decidia se vem ou se não, f***-se) e mais umas informações, com letras verdes. Isso mesmo, é uma secção de notícias do Sporting.
Abaixo disso, temos notícias sobre "outros" (goste-se ou não, é a catalogação que se arranja para todo o desporto extra futebol-dos-3-grandes). Estão a rosa - cor optada, já de há uma parte para cá, pela redacção deste jornal - e com barras a servir de separadores, para sabermos a que se refere cada notícia.
Em baixo, temos uma barra a azul, com uma declaração de um jogador do FCP.

No destaque, separado das notícias sobre cada clube, temos a preto, branco e amarelo (pensem em "vespa", "perigo", "caso de tribunal"), o caso em questão. O "Parte II" está a vermelho, porque, como se sabe, o SLB é o principal visado, estando vários elementos da estrutura encarnada envolvidos. Destacada está a fotografia de Paulo Gonçalves, um dos envolvidos no escândalo, a quem o jornal destaca como sendo "protagonista". Quando fala no envolvimento de LFV, aparece a vermelho, visto que essa é a cor do clube que o mesmo preside.

No Record temos uma secção a verde à direita, as declarações do Danilo no canto superior esquerdo, com a barra azul.
No canto inferior direito, Ronaldo está a vermelho, porque é a cor que o Record utiliza para as notícias sobre a selecção.
Costumam utilizar o amarelo para notícias sobre "outros", como é o caso de "Galatasaray", mas como a barra de baixo envolve o SLB, o Roderick, o Wolverampton e o Rio Ave, então presume-se que o amarelo seja também a cor que o Record utiliza para as notícias sobre o Jorge Mendes.

O grande destaque vai para LFV querer chegar à Universidade, uma causa nobre que não posso deixar de encorajar, nunca é tarde para nos instruirmos. No entanto, ao ler mais cuidadosamente, sabemos que a faculdade vai ser no Seixal, construída pelo próprio. Face a isto, não duvido que consiga bater os 17 valores que Fernando "Macaco" Madureira obteve no seu mestrado. Depois tem mais umas informações sobre o SLB, todas elas destacadas claramente do resto das informações, presumivelmente não estando relacionadas com nenhum dos rodapés.

Na esquerda, numa coluna do mesmo tamanho de uma que apenas diz "Gelson só sai por 60M€", temos montes de informação sobre o tal escândalo. Tudo a preto, com letras amarelas.
Por falar em fundo preto com letras amarelas, é curioso que tenham colocado a declaração do Danilo com letras amarelas sobre fundo preto...principalmente quando está colocado imediatamente acima desta coluna do escândalo dos emails, quase como se essa coluna começasse na barra azul acima.
Aqui uma pessoa menos atenta poderá pensar que isto são notícias sobre o FCP.
Mas a coluna dos emails tem uma parte vermelha e uma parte azul. Ou seja, há tanto de vermelho como de azul neste caso.
E mais, o que diz a azul? "Francisco J. Marques". Com uma fotografia dele. Porque ele faz parte da estrutura do FCP. Só que Luís Filipe Vieira (e os outros elementos que fazem parte do SLB) está a amarelo.
E o que diz a vermelho? "Benfica Reage".
Isto passa a ideia de que o FCP é que provoca o caso e que o SLB está envolvido de tabela...infelizmente, não dá para saber se é esse o caso ou não, visto que estão ali 46 palavras naquele pequeno rectângulo preto. Portanto não consigo saber muito sobre o caso. Mas o importante é que ninguém pode acusar o jornal de não ter publicado nada. Já as 11 palavras da UNIVERSIDADE de VIEIRA são bem legíveis.

Como de costume, A Bola dá destaque ao SLB. Nada de novo, fazem bem, é o grosso dos leitores pagantes deles.
Um gajo negociado, uma entrevista ao próximo reforço, tudo OK.
Em baixo, um gajo qualquer de triplo salto vai representar o SLB no sábado...ok, não sei o que dizer em relação a este súbito interesse pelo triplo salto por parte do jornal. Principalmente quando, ainda há 3 ou 4 dias atrás, houve um atleta (medalhado olímpico) que se sagrou campeão nacional na modalidade, e não há qualquer menção em qualquer capa d'A Bola. Mais há; ele diz - e o jornal optou por citá-lo com letras gordas - que gostava de representar Portugal. Isso seria bom! Finalmente Portugal poderia ter alguma representação a nível de triplo salto!

Adiante, e de baixo para cima: Ronaldo e o fisco a roxo. A selecção a vermelho. Entrevista a Jonathan Silva a verde.
E depois uma coluna sobre o FCP.
Ou seja, A Bola não colocou qualquer menção ao escândalo dos emails na sua c...ESPERA LÁ!

A parte sobre os emails está a azul! Isto quer dizer que a linha editorial do jornal decidiu que isto são notícias relativas ao FCP.
A notícia é "LFV e Paulo Gonçalves acusados de". Porque está, então, a azul?
Não é uma notícia sobre o FCP.
Por exemplo, se o Johnny Depp apanhasse o António Costa a roubar uma loja, isso apareceria na secção de "Cinema"? Seria uma notícia sobre o Johnny Depp, ou sobre o António Costa?

Voltando ao início, é tudo uma questão de cor.

Sem comentários:

Enviar um comentário