quarta-feira, 10 de maio de 2017

Tanto alarido por causa do Belenenses?

Perdemos com o Belenenses.
Foi mau.

Mas será um sinal irreversível de que tudo tem que mudar?
A meu ver, se quisermos mudar de treinador, seria igual fazê-lo no sábado ou no domingo, independentemente desta derrota.

Fizemos uma péssima época, perdemos com o Legia, perdemos com o Rio Ave, perdemos com o Setúbal e perdemos com o Chaves. É agora que lutamos por nada que há tanta turbulência por causa de uma derrota?

Compreenderia caso estivéssemos numa série de derrotas e maus resultados. Mas isso não é verdade.

Vamos por partes:

1)

Havia contestação pela altura do Inverno, quando fomos afastados de várias competições. A equipa estava em estilhaços, o futebol era fraco, a época ficara perdida.
Após o jogo com o FCP, que nos afastou definitivamente do título, só nos restava cumprir calendário. Foi aí que estabilizámos.
Desde o jogo do FCP, fizemos 12 jogos. Empatámos 2 (Vitória e SLB em casa) e perdemos este.
No mesmo período, o SLB empatou 3 jogos (fez mais um ponto que nós) e o FCP empatou 5 (fez menos cinco pontos que nós).

Visto isto, não me parece que seja uma derrota no meio de uma série de 12 jogos que defina que algo tenha que mudar drasticamente, como aconteceu.

2)

Principalmente se tivermos em conta que é consensual que a nossa equipa não tem qualidade suficiente para lutar pelo título. Tem muitos sectores mal servidos, como já todos debatemos inúmeras vezes, e ainda para mais estávamos privados de 3 ou 4 jogadores habitualmente titulares. Não me parece descabido - ainda que seja sempre lamentável - que uma equipa sem qualidade para lutar pelo título, que esteja desprovida de alguns jogadores, perca um jogo em 12.

Temo que o efeito desolador que uma derrota fortuita tem tido sobre o universo do clube possa causar um desconforto na equipa, impedindo-nos de ganhar os próximos jogos.

3)

Parece-me, também, que o que não estamos tão distantes da competência como têm pintado.

Eu explico:

Perdemos imensos pontos.

Enumerando:
Rio Ave - 3
Guimarães - 2
Tondela - 2
Nacional - 2
Benfica - 3
Braga - 3
Chaves - 2
Marítimo - 2
Porto - 3
Guimarães - 2
Benfica - 2
Belenenses - 3

Como muito se fala, estamos mal servidos em ambas as laterais, na ala esquerda, e tivemos fora de forma guarda redes, central, médio centro e segundo avançado (este resolvido com a "segunda vinda" de Alan Ruiz, e mesmo com a intrusão de Podence).
Isto são 6 ou 7 posições em 11 que estão mal servidas.

Vou propor que tínhamos ido buscar um "Nani" qualquer (vá, era o Markovic ter dado, que era algo que quase todos esperavam que acontecesse) e um lateral esquerdo competente.
Em quantos destes jogos não teríamos perdido pontos? Digamos que um lateral melhor evitava sofrermos golos em 2 destes jogos (as culpas de muitos dos golos que sofremos nestes jogos foram atribuídos aos laterais). E que um extremo esquerdo competente teria dado uma assistência e um golito em 2 outros jogos.

Até agora o que estou a propor é muito descabido? Não? Óptimo.

Nesta suposição, portanto, não perderíamos pontos em 4 desses jogos, nem falo em derrotas, falo em empates, para nivelar por baixo e facilitar.
Estou a falar em jogos com o Nacional, Chaves, Guimarães (vencendo por 0-3), e Tondela.

Mais uma vez, não estou a propor nada descabido; apenas que tendo 2 melhores jogadores, e propondo que tivessem feito a diferença em 2 jogos cada um, que tivéssemos ganho estes 4 jogos de dificuldade reduzida.


Ganharíamos, com isso, 8 pontos.
Com mais 8 pontos estaríamos a lutar pelo título. Entraríamos neste jogo com o Belenenses em igualdade pontual com o SLB. E não contei sequer em não termos tido quebras emocionais face a alguns desses resultados, o que terá levado a uma depressão de exibições (aqui para mim o maior problema do JJ esta época, não ter conseguido recuperar os jogadores animicamente).
E por pouca diferença em relação à equipa que temos.

Portanto, estou aqui a defender que nós mantendo o que temos, e melhorando 4 ou 5 sectores, que não é nada improvável - dificilmente Patrício fará uma época tão má como a que fez, está-se já a observar 2 laterais, e certamente que se irá investir num jogador para o ataque - teremos todas as possibilidades de fazer melhor do que esta época. Ou melhor: teremos todas as possibilidades de fazer uma época de jeito, porque "melhor do que esta época" não é difícil.

Há é que não esquecer algo que ser sportinguista nos ensinou várias vezes: pode sempre (sempre!) ser pior.

E a história mostrou-nos que as coisas pioraram para nós sempre que a emoção tomou conta da razão nas decisões que tomámos.

Portanto apelo a termos calma, são só mais 2 jogos e a depressão acaba, vamos atacar a próxima época já com a experiência adquirida dos erros que cometemos esta época.
Porque se for para "queimar tudo e recomeçar de novo", só vamos voltar a cometer os mesmos erros eventualmente, estando o nosso sucesso dependente do acaso.

Sem comentários:

Enviar um comentário