domingo, 10 de setembro de 2017

Análise das Contratações 2017

Balanço Económico


Chegaram:

Sebastian Coates - 4,97M
Leonardo Ruiz - 0.5M
André Pinto - 0M
Piccini - 3.2M
Mattheus - 2.15M
Battaglia - 4.5M
Bruno Fernandes - 9.7M
Doumbia - 7.2M
Mathieu - 0M
Coentrão - Emp
Marcos Acúna - 9,6M
Pedro Mendes - 0.3M
Romain Salin - 0M
Ristovski - Emp
Echedey Carpintier - 0.215M

Total: 42.335M

Saíram:

Sacko - 2M
Bruma - 0.875M
Ruben Semedo - 14M
Teo Gutierrez - 1,8M
Leonardo Jardim - 0.25M
Cedric Soares - 0.25M
Islam Slimani - 0.5M
Carlos Mané - 0.8125M
Paulo Oliveira - 3,5M
Ewerton - 0.8M
Marvin Zeegelaar - 3M
Ezequiel Schelotto - 2,5M
Adrien Silva - 24,5M

Total: 54.7875M

Saldo: +12.4525M

Isto, por um lado, envolve os valores conhecidos no último relatório e contas, que inclui outros custos para além dos valores dos passes. Por outro lado, envolve valores incluídos em cláusulas e contractos por objectivos, visto que sempre serão frutos colhidos de outros negócios, que não constavam nas contas anteriores, por ainda não se verificarem. 

Dito isto, vamos à análise:
Economicamente falando, diria que seria inequívoco que o Sporting conseguiu, neste aspecto, um saldo positivo de cerca de 12.4 milhões de euros.
Felizmente, sou um tipo que gosta de se manter em constante aprendizagem, e pude portanto aprender com ensinamentos recentes que, em vez disso, o Sporting teve um prejuízo de 12.4 milhões de euros positivos. Ditos assim, a negrito e sublinhado, para ver se alguém me paga para dizer disparates para a televisão.

Os Jogadores/Negócios em si

Comecemos pelas saídas:

- Primeiro, os "outros negócios"; Bruma, Leonardo Jardim, Slimani, Mané e Cedric renderam um pequeno bónus de quase 2.7M de euros. Peaners neste mundo mas, como disse um dos presidentes mais corruptos do Benfica dos últimos 20 anos, "um escudo é um escudo".

- Quanto a Teo, Sacko e Ewerton, penso que foi melhor para todas as partes que tenham seguido o seu caminho. No total, terão dado um prejuizo de 0.6M, apesar de Ewerton e Teo ainda terem dado um contributozinho que talvez valerá esse valor, dependendo de a quem se pergunta. Sacko prova que talvez emprestar à segunda divisão jogadores excedentários, mas com alguma qualidade, como Heldon, ou até Tobias Figueiredo, poderá ser uma boa manobra.

- Marvin e Schelotto, sempre deram algum dinheirinho, e livrámo-nos de 2 jogadores que os adeptos queriam ver pelas costas. Claro que isto só serão boas vendas se os jogadores que ficaram para as suas posições forem melhores que eles...

- Rúben Semedo já demonstrou muito potencial. Mas também já demonstrou ser um jogador decisivo para quem joga contra nós. Serão 14M um bom encaixe? Uns dizem que sim, outros dizem que não. O tempo dirá.

- Paulo Oliveira tem a desculpa de estar descontente, e de não aceitar as propostas de renovação, em último ano de contracto. Mas 3.5M parece-me um valor tremendamente baixo para o que ele poderá oferecer. Tenho pena que tenha saído para um clube tão baixo, mas o rapaz lá saberá da sua vida.

- Adrien finalmente saiu. Abdicou de 4.5M para sair, já por 2 ou 3 vezes fez birra para lhe aumentarem o salário ou sair, deu uma famosa entrevista sobre o seu tempo no Sporting ter acabado, há um ano. Era o capitão, saiu, e, até à data, não há nenhum twitzinho de "obrigado por tudo". Nem nenhum ex-colega a dizer "até já, capitão"...nada disso.
Ainda recentemente tinha dado uma entrevista onde o capitão, que ganha mais no plantel..."promete empenho".
Talvez o motivo para tudo isto seja não haver desenvolvimentos definitivos no imbróglio do Leicester com a inscrição na liga, e Adrien esteja à espera para saber como fica a situação.
Mas não me parece haver nada na sua história pelo Sporting que o faça vir a ser recordado como um grande capitão (atenção, falo enquanto capitão, não enquanto jogador).
Um valor entre 20M e 25M é um bom encaixe para um jogador da sua qualidade e com a sua idade. Esperemos que não faça muita falta.

Quanto às entradas:

- Leonardo Ruiz, Pedro Mendes e Carpintier dificilmente darão alguma coisa, mas vamos esperar para ver. (Já Salin, foi contratado para ser suplente de Patrício).

- André Pinto ainda não vi, mas tem experiência suficiente para poder ser suplente (nada à altura) dos centrais titulares.

- Mathieu e Coates são 2 compras com um valor elevado...mas seguro. Coates já tinha 1 ano e meio de casa (e ia sendo falado para o Benfica no momento em que foi anunciado em definitivo). Mathieu leva um excelente início de época, apesar de já ter enterrado ali contra Feirense e contra o Steaua. Mas duvido que não venha a ter um saldo positivo em termos desportivos (e há que contar que ele não trará qualquer lucro financeiro, devido à idade).

- Bruno Fernandes parece já ser um favorito dos adeptos. Acuña, mesmo não sendo um virtuoso, é um jogador que tem características que adivinham que nos trará muitas alegrias.

- Doumbia parece ser bom jogador, penso que JJ o utilizará contra Barcelonas e Juventus, mas, pelo preço que custou, pela qualidade que revela, e pela qualidade que Podence e Alan Ruiz mostram, não terá opção: ou joga (e marca), ou será um flop.

- Matheus e Battaglia foram 2 ataque no mercado interno. O primeiro não mostrou ainda nada. Aliás, apesar do rapaz até ter bons pés, duvido que alguém lhe tivesse dado atenção não fosse ele ser filho de quem é.
Já Battaglia, as opiniões divergem. Penso que 4.5M (já com custos adicionais) por um titular indiscutível do Braga, que até aspira a competir connosco (na cabeça deles é certamente um objectivo até porque o faziam até à vinda de Bruno de Carvalho). Ainda para mais se verificarmos outras vendas recentes do Braga (sem estar sequer a contar com os 2 mancos que foram para a Lazio). Do que se viu, duvido que venha a ser uma lenda do clube, mas parece-me ter todas as condições de vir a justificar o seu preço em pleno.

- Finalmente, e mais importante: Piccini, Ristovski e Coentrão...Como disse acima, Marvin e Schelotto serem boas ou más vendas é directamente relacionado com a qualidade destes 3 (mais Jonathan).
Coentrão é bom...mas lesiona-se (já vai falhar o 4º jogo). Piccini não deslumbra...A ver vamos, mas tiveram quase um ano a saber que este era um dossier prioritário.

Sem comentários:

Enviar um comentário