sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Campeonato após 4 jogos

Tenho acompanhado os jogos dos concorrentes ao título desta época. Julgo-me capaz de fazer uma análise fundamentada ao fim de 4 jogos de grau de dificuldade semelhante a que foram submetidos os três principais candidatos. Note-se que vou utilizar a forma de empolamento dos média nacionais porque isto de ser objectivo não vende muito.

SL Benfica

O campeão em título está agora a colher os frutos da mudança técnica. A felicidade da lesão de Sálvio permitiu a explosão de Ola John, Vítor Andrade e Gonçalo Guedes, jogadores de tal maneira influentes que um deles já explodiu para o Championship. Nélson Semedo foi outra dádiva do Seixal à Humanidade. A forma como incorpora o ataque e dá conta do recado defensivamente contra três equipas que lutam pela manutenção a jogar na luz mostra maturidade e acerto de Rui Vitória.


Mas o expoente máximo do salto qualitativo foi a vitória arrebatadora contra o Belenenses. Aínda por cima contra a equipa treinada por um dos melhores treinadores Portugueses da actualidade. Dificilmente me esquecerei da qualidade do futebol praticado pelo Sporting de Sá Pinto, aliás, a forma estoíca como dizia “estamos fortes, estamos fortes” após jogar miseravelmente era uma forma de tentar ludibriar os espectadores a pensarem que tinham feito um clister e não visto uma equipa a tentar jogar algum tipo de desporto colectivo. Mas não quero tirar mérito aos de Carnide. É notável como conseguiram dar 6 a uma equipa que havia superado com categoria o Altach.

Sem ironias que isto é sério. O benfica não joga boi, teve três jogos em casa e naquele em que marcou cedo desenvencilhou-se, os outros foram um literal “ai Jesus”. O jogo fora perdeu e foi calimerizar-se da arbitragem. Não penso que possam ser reais candidatos este ano, muito sinceramente.

FC Porto

Não é o tamanho, é o que fazes com ele que importa. Serve isto para dizer que todo o mundo fica embasbacado com a pujança do plantel do fcp. Eu também acho que Aboubakar, Danilo, Brahimi e agora Corona são jogadores que entusiasmam mas já viram a equipa a jogar?

O porto de Lopetegui é NARCOLÉPTICO. Têm bola mas não fazem nada com ela. O jogo com o Estoril foi tão entusiasmante como ver uma parede de tijolos ser erigida. A bola é trocada entre os jogadores que se espalham pelo campo como se a vitória dependesse da diluição deles pelo relvado. Isto tudo a trocar a bola bem perto do meio-campo defensivo porque com os jogadores a jogar com tanta largura, qualquer perda de bola é um risco tremendo, por isso jogam tão pausadamente e perto da sua área. Rematar é proibido e os golos surgem porque de facto têm excelentes desequilibradores.

O fcp é realmente candidato ao título. Tem um conjunto de jogadores que com este futebol seguro, previsível e paradoxalmente defensivo (defende porque têm imensa posse de bola em zonas seguras), consegue aproveitar as poucas oportunidades que tem. Se marcar cedo então, está talhado para passar o resto do jogo a marinar a bola sem arriscar nada!

SPORTING

Deixo o melhor para o fim. Não é só por ser a equipa do meu coração mas porque acho que é a única equipa dos três grandes que entusiasma. É vertiginosa e ataca, depois perde o controlo do meio-campo e os extremos deixam de ir para o meio participar nas jogadas de ataque. É capaz de defender brilhantemente sem deixar que os adversários rematem sequer mas sofre golos há 7 jogos seguidos.

Há lugar para surpresa, confiança e ansiedade nesta equipa e jogadores. Surpresa porque João Mário promete fazer mais do que parecia possível e o despontar de Gelson promete. Confiança porque está ali uma equipa programada para jogar bem, não acontece por acaso. As coisas não correm sempre bem e muitas vezes é desesperante mas o princípio está lá. Ansiedade porque sinto que falta sempre qualquer coisa, nunca fico verdadeiramente descansado com o rumo dos jogos, pode tudo acontecer.

Eu agarro-me a este tudo que está para acontecer, já vi uma equipa a jogar futebol como não via desde os tempos do Peseiro mas desta vez a saber defender. Sim, a saber defender! Tirando os jogos contra os moscovitas e metade do jogo com o rio ave o Patrício só vê jogo, não intervém.

Vamos a isso – Segunda somos líderes!


Mirko Peseiro

Sem comentários:

Enviar um comentário