sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Jornada 3 - Rio Ave fora + Jornada 1 da Taça Uefa - Lokomotiv Casa

vamos por partes:

RIO AVE

No fim de semana, tivemos um daqueles típicos jogos em que nos deixamos empatar infantilmente. Só que não.
Pelo que se lê e ouve, ganhámos com estrelinha, ganhámos com sorte, ganhámos com uma péssima exibição. Mas ganhámos, portanto algo de bom devemos ter feito.

Teremos jogado assim tão mal?

Os laterais tiveram mal.
Se calhar o Esgaio não é assim tão "claramente melhor do que o João Pereira" como ouvi por aí.
O Jefferson ataca bem, mas defende mal. E não me lembro de ter atacado durante a 2ª parte.

A dupla do meio campo é curiosa.
Todos nos lembramos daquele meio campo do Milan e da selecção italiana, pautados por uma parelha, que se colmatava, fazendo valer as virtudes de Pirlo e Gattuso que colmatavam mutualmente os seus defeitos.
Comparo - um bocado levianamente, confesso - o nosso meio campo a esse. Temos Adrien, um Gattuso dos pobres, um lutador que perde bolas, e Aquilani, um Pirlo dos pobres um Regista, como dizem no FM. Colocando os respectivos valores à escala, resto-nos uma única diferença fundamental entre as duas duplas: é que a nossa dupla colmata mutualmente as suas virtudes, e complementam os seus defeitos, constituindo um miolo com a 'classe' de Adrien, e o 'esforço' de Aquilani.

De resto, acho que a corrigir, seria principalmente a definição dos lances. Tivéssemos nós aproveitado aqueles 500 contra ataques no fim, e estaria tudo a falar em "exibição segura", não descontando um "período de maior sufoco".
Não há muito a aprender com o golo sofrido - são demasiados erros invulgares, o que significa que só sofreríamos outro assim se os planetas estiverem alinhados contra nós (e estão SEMPRE).

LOKOMOTIV

Perdemos este jogo há 3 semanas, quando fomos "chutados" para fora da Champions. E pela forma como foi. Não sentimos que pertencemos ali. Nós sentimos isso, e os jogadores também.
É uma diferença fundamental entre a Taça Uefa e a Liga dos Campeões; perdem-se pontos no campeonato porque "os jogadores estavam com a cabeça no jogo da Champions", e perdem-se pontos na Uefa porque "os jogadores estavam com a cabeça no jogo do campeonato".

Claro que depois do jogo, lembrámo-nos de que se queremos "não pertencer ali", temos que o fazer em campo. Só que da maneira diametralmente oposta à que fizemos ontem.
Em toda a justiça, correu tudo mal; os gajos foi cada tiro cada melro. Qualquer uma dessas bolinhas tinha ido ao lado e era bem provável que o resultado fosse outro. Mas também só "correu tudo mal" porque nós assim o permitimos.

No fim, os nossos adversários ficaram em êxtase com esta nossa derrota "inútil" (as aspas são de propósito).
Os jornais já olham para os números e esfregam-nos na cara que "Se olharmos para esta tabela deste ângulo, parece que o Sporting não vale nada!".

E ainda podemos chegar a 3ª Feira isolados no primeiro lugar. Mas apenas se os planetas estiverem alinhados a nosso favor - e NUNCA estão. Por isso, é ganhar ao Nacional, e ver o que é que a comunicação social inventa para a semana para vender a ideia de que não valemos nada.

Ralph Meade

Sem comentários:

Enviar um comentário