segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Balanço do Verão

Estive à espera do fecho do mercado para dar o meu parecer acerca deste quente verão de 2015.
E foi astuto da minha parte: já se comentou quase tudo, por isso não tenho que me alongar tanto.

Comecemos:

Marco Silva



Trabalho competente. Nada mais que isso.
Defensivamente, qualquer gajo que fosse a correr em frente nos dava calafrios. Ofensivamente, tudo para as alas e jogadores a 100 metros uns dos outros. Em suma, tacticamente, um bocado mais evoluído do que uma qualquer “Táctica do Cavalo Cansado”.
Por algum motivo, no entanto, consegue um apreço mediático que lhe valoriza. Não em termos reais, claro.
Diz-se “deu um título ao Sporting”, como se fosse inevitável que ganhasse a taça, e que o Sporting teve a felicidade de, por acaso, estar no nosso banco, e por isso ter ficado com o caneco à boleia de Marco Silva.
Na realidade, ganhámos aquela merda em penaltis, depois de recuperarmos com duas ofertas da defesa do Braga. Tem o mesmo valor lógico valorizar o treinador pela conquista da taça, como desvalorizá-lo pelo azar contra o Wolfsburgo, pelo “azar” contra o Schalke, ou pelo empate contra o Maribor.
Mas lembro-me de William, Jefferson, Maurício e Cedric serem bons com Jardim. E, de repente, nenhum deles jogava nada com Marco.
Em suma, em termos de aquilo que considero ser o “trabalho real do treinador”, fico contente por ver Marco pelas costas.
Quanto ao critério “populista popular”, que é avaliar os treinadores por bolas que tenham ido ao poste, ou por vitórias em penaltis, eu tenho um critério:

A escala Manuel Machado.



Manuel Machado é um treinador competente. Não é propriamente bom…mas também não é propriamente mau. Se tiver uma equipa melhor que a do adversário, em princípio ganha. Se não tiver, em princípio perde.
O exercício que proponho é, na análise resultadista da época substituir Marco por Manuel.
Manuel Machado seria capaz de ficar em 3º lugar no campeonato?
Manuel Machado seria capaz de ficar em 3º no grupo Champions?
Manuel Machado seria capaz de ser eliminado pelo Wolfsburgo?
Manuel Machado seria capaz de empatar 2-2 com o Sporting de Braga? (e de lhes ganhar em penaltis?)
Manuel Machado seria capaz de fazer o mesmo que Marco Silva na taça da liga? (com jogadores da B)


Todo o processo Marco Silva culminou no processo de despedimento, com uma extensa lista de acusações que foram contestadas por toda a gente.
Ou melhor, por toda a gente, menos por Marco Silva e pelo seu advogado, que após não negarem nada da lista, aceitaram a primeira proposta que o Sporting lhe fez.



Jorge Jesus



A grande bomba!
A principal figura do campeonato, a principal figura do campeão benfica, e uma machadada de proporções inéditas.
Tão grande foi a machadada, que rapidamente se viu toda a “máquina” do benfica à nora durante umas semanas. Inventavam acusações ao Bruno de Carvalho, davam destaque a uma alínea qualquer que mencionava indumentária no caso do Marco Silva, enalteceram esse mesmo Marco Silva, tentaram relativizar o sucesso e o mérito de Jorge Jesus. Foi um circo. Felizmente, agora desmascararam-se, já sabemos quem lá está em prol dos interesses do clube de carnide. A partir de agora se lhes dermos atenção, a culpa é inteiramente nossa.
As melhorias de Jesus em relação a Marco Silva foram notáveis. À terceira jornada só sofremos golos conjurados pela arbitragem, e só me recordo de uma defesa de Patrício contra o Paços. De resto, as exibições de João Mário, Slimani e Carrillo falam por si.
Se mantiver o nível dos últimos 6 anos, já sabemos: se o Artur frangar após expulsão de Carlos Martins e depois o Kelvin chutar cruzado aos 92 minutos no jogo seguinte ficamos em 2º. Se tudo correr normalmente, somos campeões.


Entradas e Saídas:
Ewerton: já se sabia, venha o próximo.
Aquilani: Jogador experiente, com boa bicanca e boa visão de jogo. Um bocado fraco fisicamente, daí não ter tido uma carreira melhor. Mas para o nosso campeonato deve chegar.
Bruno Paulista: O início não foi o melhor. Mas é um puto em adaptação, ainda é cedo para conclusões.
Teo: O gajo de área, mas toda a gente diz que é o segundo avançado. Marcou ao CSKA e ao Benfica…
Ciani: Não conta.
Naldo: Até agora parece ser craque.
João Pereira: Mediaticamente massacrado, mas mantenho que o considero bom jogador e que tenho gostado das exibições dele (não estou a dizer que ele é brilhante nem nada do género, antes que se ponham com merdas). Já andam a chamar-lhe nomes porque o árbitro do jogo contra o Paços decidiu marcar um pénalti ao calhas, devido a uma agressão qualquer que ele não cometeu.
Um apontamento acerca dele: ainda não o vi a reclamar!
Bryan Ruiz: Super toque de bola.
Bruno Fernandes: Tinha aqui a lista de entradas e saídas aberta, e tive que ir ver quem era este gajo. Não fazia a menor ideia de que existia, nunca o vi a jogar, e não tenho qualquer base que fundamente qualquer tipo de análise. Mas vou escrever sobre ele na mesma. Afinal de contas: tenho um blog.
é um jovem jogador com baixo custo, imenso potencial, como se pode ver quando deu nas vistas pelo Vizela, e, com a devida formação, poderá vir a ser um caso sério.
Azbe Jug: um craque. Tenho aqui uns documentos que não posso revelar que garantem que assim que Jorge Jesus o lançar, o futebol moderno passará a futebol pós-moderno.

no futebol365:
Entradas: -11.4 milhões
Saídas: +14,650 milhões
(3.25 lucro)

no transfermarkt:
Entradas: -12.4 milhões
Saídas: +13.55 milhões
(1.15 lucro)

Na comunicação social:

"Há que investigar de onde vem o poço de petróleo do Sporting, que estão a gastar à descarada e despediram o Marco Silva por causa de um fato!”

Ralph Meade

Sem comentários:

Enviar um comentário