sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Hipnoterapia e Hipoterapia

Há um fenómeno que atravessa os principais rivais do Sporting que apesar da semelhança do nome tem implicações muito diferentes na forma de jogar mas sobretudo nos adeptos desses mesmos clubes. Passo a explicar:

Hipnoterapia - FC Porto

O porto com Lopetegui optou por uma abordagem muito diferente da seguida com Vítor Pereira. Sabendo da infelicidade que causava aos adeptos portistas ter um treinador que só havia perdido 1 em 60 jogos para o campeonato e ganho dois títulos nacionais consecutivos, a direcção portista optou por fazer a avaliação totalmente objectiva da qualidade do jogo dos dragões. A conclusão a que chegaram foi a de que era impossível agradar a adeptos que não gostam de ser campeões. (O Paulo Fonseca não conta porque não teve o plantel de Lopetegui).Optaram assim por escolher um treinador que pudesse entorpecer estes adeptos insatisfeitos.

Lopetegui apresenta-se como a escolha ideal. Para além da barreira linguística ainda por ultrapassar, compreensível dadas as diferenças entre a nossa língua e a do país vizinho, Lopetegui tem o ar de quem está a fazer o maior frete do mundo ao treinar o porto. Esta é a primeira vitória, ao não querer lá estar, cria nos adeptos a emoção de que o mesmo se vai converter ao portismo graças e só à alma do clube. Mas ele não está para isso, vai daí, engenhosamente desenhou o tiki-taka versão sem génios. Ou como eu gosto de chamar o catenaccio em posse.

Ver o porto a jogar obriga a tomar um café antes. Os movimentos oscilatórios da bola entre os laterais, os centrais, os médios, os extremos e de volta para trás, sobretudo num bloco recuado e que não faz um passe em profundidade ou directo induz o sono. Ver a bola a ser ruminada por defesas e médios traz uma paz de espírito e bem-estar que liberta endorfinas e diminuí o limiar do sono. Rapidamente o adepto portista é levado para os braços de Morfeu esquecendo-se que a equipa ganha jogos porque tem jogadores muito acima do nível da competição em que está. Qual sonho REM, os adeptos acham que o futebol é bom porque há posse de bola, o Barça joga assim pelos vistos.

A ideia funcionava no Barcelona (em certa parte também no Bayern) porque os jogadores de que dispõem estas equipas são de tal forma criativos e competentes que conseguem num sistema espartilhado de explosão, fazer com que os raros momentos desta sejam eficazes e produtivos. No porto só Brahimi e a espaços Tello fazem isso agora. Já não há Jackson para criar golos por geração espontânea tal a sua classe.

Assim vai o porto, tropeçando nas vitórias por um misto de incompetência do adversário e qualidade própria dos jogadores, não da equipa. Ganhar é o mais importante e isso Lopetegui ainda não fez, mas tudo vai bem no vale dos lençois azuis e brancos. 100 milhões em vendas mas passivo de >400 milhões, faz sentido!


Hipoterapia - SL Benfica



A Hipoterapia propõe-se a providenciar conforto através do contacto com um cavalo. Não precisa de ser um equídeo, também há terapia comportamental com recurso a animais domésticos e outros (excepto milhafres e gaivotas). Esta forma de tratamento tem como intuito dar calma e paz de espírito a pessoas que tenham comportamentos irrequietos ou nervosos. Engane-se quem pensa que é só usada para pessoas portadoras de deficiências. Qualquer pessoa, seja qual for a idade ou o sexo sente-se apaziguada quando está em contacto directo com um animal tão grande mas ao mesmo tempo tão relaxado!

Luís Filipe Vieira aproveitou esta máxima para sossegar os espíritos benfiquistas. O cavalo do Seixal é fofinho, dócil mas ao mesmo tempo possante e determinado. É um garanhão de confiança e auto-estima.

A componente dócil corresponde à forma politicamente correcta como Rui Vitória fala ao público, já não é um rosnador, trata-se dum gatinho fofuxuh no banco do benfica, de acordo com os pergaminhos históricos de tão nobre clube. Fofinho porque aposta nos pequerruxus da academia, ao contrário do antigo tratador de lar de 3ª idade que tinha antes que odiava jogadores jovens (quando começaram a jogar no slb tinham: David Luís 21/22a, Javi Garcia 21/22a, Fabio Coentrão 21/22a, Di Maria 20/21a, Salvio 20/21a, Rodrigo 19/20a, Matic 22/23a ; há mais mas estes são os mais relevantes).

Possante quando mostra as unhas e diz que vai fazer processos ao ex-treinador e que este era um vil e pérfido usurpador da mística benfiquista pois só ganhou por sorte e porque a direcção (o criador do cavalo) foi e é incrível e uma bênção divina. Determinado porque não vai investir em jogadores pois estamos numa época de contenção a não ser que se contem com os meios passes e empréstimos para comprar que já totabilizam quase um Imbula.

Dá vontade de abraçar um cavalinho assim e saber que ele vai proteger o benfiquista comum de má gestão e sobranceria dos dirigentes mostrando-lhes que tudo está bem e qual monarquia, a simples cor vermelha conferirá como direito de nascença o direito a vencer. Não fossem eles 140% da população de Portugal!

Mirko Peseiro

Sem comentários:

Enviar um comentário